caça vazamentos-como-encontrar

Aprenda Localizar Vazamento de Água Dicas Simples

Saber como localizar vazamento de água é um cuidado que não pode ser negligenciado. Afinal, por mais simples que pareçam a princípio, um único foco de vazamento pode se tornar um grande problema. E gerar danos graves ou até mesmo comprometer toda a estrutura do imóvel.

caça vazamentos-como-encontrar
caça vazamentos-como-encontrar

 

Sabendo disso, preparamos este guia completo com dicas e orientações para você saber como identificar vazamento de água. Vale ressaltar ainda que, caso as dicas a seguir não surtam efeito, o mais indicado é solicitar uma visita técnica e contar com o suporte especializado para caçar vazamentos e solucionar o problema de maneira profissional.

Principais indícios de vazamento de água

Basicamente, existe alguns sinais que você pode observar para saber se há ou não um problema de vazamento de água no seu ambiente. São eles:

  • Manchas nas paredes, chão ou teto;
  • Poças de água no chão do local;
  • Mofo nas paredes do ambiente;
  • Rachaduras no chão, teto ou parede;

Além dos sinais acima, o desprendimento do piso, pintura ou azulejo também serve para indicar problemas com vazamento de água.

Quais são as causas que acarretam o vazamento?

Além de ser importante localizar vazamento de água com precisão, é interessante também conhecer as possíveis causas do vazamento, para tomar as providencias corretas e evitar que o problema volte a ocorrer. Nesse sentido, as causas mais comuns para a ocorrência de vazamento de água em um ambiente são as seguintes:

  • Tubulações com desgaste ou mal instaladas;
  • Falta de impermeabilização da fundação;
  • Não impermeabilização na colocação dos revestimentos;

Má instalação de portas e janelas e cobertura do ambiente inadequada ou com telhas danificadas também geram vazamentos.

Como localizar vazamento de água na cozinha

Apesar do vazamento apresentar sinais, para localizar exatamente onde se encontra o vazamento é necessário considerar algumas dicas. Na cozinha os vazamentos são comuns. E é justamente nesse cômodo onde devemos ficar atentos para caçar vazamentos.

Para identificar vazamentos na cozinha confira na sua conta de água se houve um aumento brusco. Além disso, veja também se há infiltrações ou manchas nas paredes da cozinha. Outra dica para localizar vazamento é verificar se algum ponto da parede está descascando.

Um método simples para caça vazamento é posicionar um copo de água na torneira que fica mais perto do registro. Em seguida feche o registro e abra a torneira. Ao fazer isso, verifique se água é sugada, em caso afirmativo é possível que haja um vazamento.

infográfico-vazamento-agua
infográfico-vazamento-agua

Como localizar vazamento de água no banheiro

O banheiro é outro ambiente onde é comum ocorrer vazamento de água. Nesse caso, os primeiros sinais de vazamento são manchas de mofo na parede ou então no teto. Excesso de umidade nos rejuntes dos azulejos também são indícios. Presença de bolhas na tinta da parede do banheiro também mostra que há vazamentos no local.

Verifique também se há presença de água no chão, embaixo do chuveiro ou entorno da torneira. Há ainda alguns testes que você pode fazer para localizar vazamento de água no banheiro. Um deles é fechar o hidrômetro (registro de água). Feito isso, com uma caneta e papel em mãos, você deve anotar o número que aparece no hidrômetro ou então marcar a posição do ponteiro maior indicada no relógio de água.

Após uma hora, você deve observar no hidrômetro se o número mudou ou se o ponteiro se movimentou. Caso isso tenha ocorrido, então existe vazamento naquele local.

infográfico-caça-vazamentos
infográfico-caça-vazamentos

Como identificar vazamento em outros cômodos

Assim como no banheiro e na cozinha, também é possível localizar vazamento em outras áreas da sua residência, como áreas de lazer, lavanderia, garagem entre outros. Além de ficar atento ao hidrômetro, também verifique a presença de pontos de umidade no chão ou então nas paredes.

Na área externa, verifique se há presença de odor desagradável no ambiente, pois este pode ser um indicio de vazamento. Principalmente se o mesmo for proveniente da rede de esgoto. Além disso, verifique se todas as torneiras não ficam pingando enquanto estão fechadas. Do contrário, esse gotejamento não só representa um sinal de vazamento, como um foco iminente de desperdício de água.

Suspeita de vazamento? Feche o hidrômetro e chame um profissional

Se você seguiu as dicas acima para localizar vazamento e começou a suspeitar de um possível vazamento de água no imóvel, então você deve fechar imediatamente o registro de água. Além disso, ao suspeitar de um vazamento, não recorra a métodos caseiros para resolver o problema.

Isso porque, tentar perfurar estruturas para localizar vazamento e resolver o problema sem conhecimento e uso dos equipamentos adequados pode acabar agravando o problema. Ou pior, causando danos a estrutura do imóvel ou aos canos, sendo necessário à sua troca.

Agora, se mesmo seguindo as dicas, você não conseguiu localizar vazamento de água, o mais indicado é buscar uma empresa capacitada para realizar o serviço. Com profissionais capacitados, o vazamento será resolvido sem causar danos maiores ao seu imóvel.

Isso é possível graças a tecnologia que permite que estes profissionais atuem com equipamentos modernos e extremamente eficientes, como o Geofone, popularmente conhecido como caça vazamentos, o mais eficiente e preciso método para encontrar vazamento sem precisar quebrar as paredes ou então pisos do local.

Portanto, estas são as principais formas de localizar vazamento de água, seja no banheiro, cozinha ou então em qualquer outro cômodo. Gostou das dicas sobre como localizar vazamento sem quebrar a parede? Quer saber o preço do caça vazamento?

Realizamos serviços de caça vazamento em alguns casos é necessário a localização da Sabesp, desentupimento de ralos, pias, rede de esgotos, desentupimento de vasos sanitários. Entre em contato conosco e solicita já um orçamento!