como-eliminar-cheiro-de-esgoto-no-banheiro

Como eliminar cheiro de esgoto no banheiro? 7 dicas simples!

O cheiro de esgoto no banheiro é um incomodo para os residentes da casa e ainda é sinal de problema. Por isso, sempre fique atento quando esses indícios aparecerem.

O mau odor pode ser causado por diversos motivos, mas é possível resolvê-lo rapidamente na maioria das vezes.

Neste artigo, você irá descobrir quais as causas do mau cheiro e como solucionar esta situação para manter seu banheiro limpo e cheiroso por mais tempo. Confira!

 

Precisa de Ajuda para Eliminar de Uma Vez por Todas o Mau Cheiro do Seu Banheiro? Chame a Desentupidora Eminente, prestamos atendimento 24 horas com qualidade e agilidade!

 

Quais os motivos do cheiro de esgoto no banheiro?

O cheiro de esgoto no banheiro pode ser desencadeado por diversos fatores e sem os devidos cuidados, a situação poderá ficar pior com o tempo.

Por essa razão, é importante conhecer quais as principais causas do mau cheiro para agir na raiz do problema:

  • defeitos na vedação do vaso sanitário: o mau cheiro do vaso sanitário pode ser causado por desgaste natural ou vedação inadequada no rejunte entre o vaso sanitário e a tubulação do esgoto;
  • caixa sifonada: recebe todo esgoto de vasos sanitários e dos ralos. Por essa razão, pode acumular grande quantidade de sujeira e causar um cheiro desagradável;
  • ralo: eles devem conter sempre um pouco de água para evitar a passagem de cheiros desagradáveis;
  • sifão esticado: o sifão é o cano que fica embaixo da pia e, muitas vezes, pode ficar esticado,  o que impede o acúmulo de água responsável por evitar a liberação de cheiro de esgoto no banheiro.
  • problemas de instalação de esgoto;
  • mau uso do vaso sanitário: jogar lixo na priva pode causar entupimentos no vaso sanitário e na tubulação, o que impede que a água escoe direito e cause mau cheiro.

Já deu para perceber que são diversas situações que causam mau cheiro no banheiro, não é mesmo? Portanto, nada melhor do que contar com um especialista para identificar corretamente a origem do problema.

 

Como eliminar o cheiro de esgoto no banheiro: 7 dicas simples

cheiro-de-esgoto-na-pia

Agora que já conhece alguns dos principais motivos do mau cheiro no banheiro, é hora de conferir nossas dicas para se livrar dessa situação desagradável:

 

Faça a limpezas da caixa sifonada e do ralo

A maneira mais fácil de evitar o cheiro de esgoto no banheiro é realizar limpezas periódicas na caixa sifonada e nos ralos (do chuveiro e também da pia).

Essa limpeza deve ser feita todos os meses para evitar acúmulo de sujeiras, como fios de cabelos e pelos, que podem causar entupimentos e odores desagradáveis.

 

Verifique a vedação do vaso sanitário

Um ponto importante é verificar se o espaço entre o vaso sanitário e o chão do banheiro está devidamente preenchido com rejunte. Caso contrário, é preciso corrigir esse problema. Geralmente, é preciso desinstalar o vaso e instalá-lo novamente.

Não deixe de averiguar também se o anel de vedação está em bom estado. Em caso negativo, você precisará realizar a substituição dessa peça.

 

Ajuste o sifão

Como vimos, o sifão esticado é uma das causas do cheiro de esgoto no banheiro. O ideal é que essa peça seja modelada para que fique com um formato de “U”, que é justamente o que fará a água acumular e evitar o odor desagradável.

Outra dica é abrir a torneira de vez em quando e deixar a água escorrer pelo ralo por um tempo até chegar ao cano. Se necessário, você também pode colocar um pouco de desinfetante.

 

Confira com frequência a caixa de gordura

A caixa de gordura está instalada na saída de esgoto da cozinha para reter a gordura que chega ao cano e evitar o entupimento, mas se não funcionar bem pode libertar um cheiro desagradável.

Procure rachaduras na tampa ou na estrutura da caixa de graxa. Para evitar entupimento e odores desagradáveis, limpe-a a cada seis meses. Nesse caso, a gordura se solidifica e pode ser removida com o auxílio de uma concha.

 

Use neutralizadores de odor e aromas

como-acabar-com-cheiro-de-esgoto-banheiro-dicas

Usar produtos de limpeza próprios para neutralizar odores também é uma alternativa para lidar com esse problema.

Além disso, você ainda pode buscar por soluções caseiras, como o fermento químico. Neste caso, dissolva três colheres de sopa de fermento em pó em 300 ml de água e despeje a mistura dentro dos canos. Deixe repousar de um dia para o outro!

O procedimento fará a sujeira desgrudar dos canos e ser empurrada para o esgoto.

Outra dica caseira e útil para se livrar de odores desagradáveis e desentupir canos de pias e ralos é misturar bicarbonato de sódio com vinagre.

Primeiro, despeje 100g de bicarbonato de sódio na pia ou ralo. Em seguida, despeje 200 ml de vinagre branco. Assim que a mistura efervescer, tampe a abertura com um pano e deixe de repouso por 30 minutos. Passo esse tempo, jogue 300 ml de água morna.

 

Mantenha uma boa ventilação

Além de todas essas dicas, vale manter as janelas abertas para ventilar o ambiente. A circulação do ar consegue amenizar o cheiro de esgoto do banheiro. Contudo, por mais que isso ajude, pode ser temporário. O ideal é combater a causa do problema!

 

Busque serviço especializado com uma desentupidora

Caso você realize os procedimentos e o cheiro ainda persista, é fundamental entrar em contato com uma desentupidora.

Profissionais especializados têm a expertise necessária para identificar a origem do problema e resolvê-la de maneira eficaz.

Quanto antes você solucionar a causa do mau cheiro, melhor, especialmente quando se trata de problemas em instalações. Assim, você evita que a situação piore e saia do controle.

 

Precisa de Ajuda para Eliminar de Uma Vez por Todas o Mau Cheiro do Seu Banheiro? Chame a Desentupidora Eminente, prestamos atendimento 24 horas com qualidade e agilidade!

 

Conclusão

O cheiro de esgoto no banheiro pode ser ocasionado por diferentes motivos, desde ao mau uso do cano, vaso sanitário, ralos e pias e até instalações feitas de maneira inadequada.

Existem alguns truques que podem te ajudar a identificar a causa e ainda se livrar do odor desagradável, como soluções caseiras, limpezas e manter uma boa ventilação no banheiro.

Porém, a melhor alternativa para solucionar o problema de maneira eficaz é contar com uma desentupidora.

Profissionais especializados poderão identificar corretamente o problema e aplicar o serviço adequado para cada situação. Assim, você conquista um banheiro cheiroso e limpinho muito mais rápido!