Localização Desentupidora na Cidade Dutra

Localização Desentupidora na Cidade Dutra

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora na Cidade Dutra

  2. Localização Desentupidora na Cidade Dutra de Ralo

  3. Localização Desentupidora na Cidade Dutra de Pia

  4. Localização Desentupidora na Cidade Dutra de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora na Cidade Dutra de Canos

Localização Desentupidora no Campo Limpo

Localização Desentupidora no Campo Limpo

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora no Campo Limpo

  2. Localização Desentupidora no Campo Limpo de Ralo

  3. Localização Desentupidora no Campo Limpo de Pia

  4. Localização Desentupidora no Campo Limpo de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora no Campo Limpo de Canos

Localização Desentupidora em Indianópolis

Localização Desentupidora em Indianópolis

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora em Indianópolis

  2. Localização Desentupidora em Indianópolis de Ralo

  3. Localização Desentupidora em Indianópolis de Pia

  4. Localização Desentupidora em Indianópolis de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora em Indianópolis de Canos

Localização Desentupidora no Campo Belo

Localização Desentupidora no Campo Belo

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora no Campo Belo

  2. Localização Desentupidora no Campo Belo de Ralo

  3. Localização Desentupidora no Campo Belo de Pia

  4. Localização Desentupidora no Campo Belo de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora no Campo Belo de Canos

Localização Desentupidora na Água Branca

Localização Desentupidora na Água Branca

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora na Água Branca

  2. Localização Desentupidora na Água Branca de Ralo

  3. Localização Desentupidora na Água Branca de Pia

  4. Localização Desentupidora na Água Branca de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora na Água Branca de Canos

Localização Desentupidora na Barra Funda

Localização Desentupidora na Barra Funda

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora na Barra Funda

  2. Localização Desentupidora na Barra Funda de Ralo

  3. Localização Desentupidora na Barra Funda de Pia

  4. Localização Desentupidora na Barra Funda de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora na Barra Funda de Canos

Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro

Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro

  2. Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro de Ralo

  3. Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro de Pia

  4. Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora no Alto de Pinheiro de Canos

Localização Desentupidora no Alto da Lapa

Localização Desentupidora no Alto da Lapa

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora no Alto da Lapa

  2. Localização Desentupidora no Alto da Lapa de Ralo

  3. Localização Desentupidora no Alto da Lapa de Pia

  4. Localização Desentupidora no Alto da Lapa de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora no Alto da Lapa de Canos

Localização Desentupidora no Jaguaré

Localização Desentupidora no Jaguaré

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  •  Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  •  Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  •  Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  •  Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  •  Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora no Jaguaré

  2. Localização Desentupidora no Jaguaré de Ralo

  3. Localização Desentupidora no Jaguaré de Pia

  4. Localização Desentupidora no Jaguaré de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora no Jaguaré de Canos

Localização Desentupidora no Pacaembu

Localização Desentupidora no Pacaembu

As decisões de localização das empresas que prestam serviços à produção tendem a privilegiar os centros do topo da hierarquia urbana. Este comportamento locacional radica em dois tipos de preocupações principais. A primeira está relacionada com a existência de um volume de procura mínimo que possa viabilizar a oferta de serviços especializados.

Por isso, é de esperar que estas empresas mantenham uma ligação estreita aos seus clientes que, na maioria dos casos, são sedes sociais, divisões funcionais, regionais ou de produto de empresas de dimensão considerável. Os processos de “emagrecimento” provocaram uma racionalização dos custos, levando-as a optar pela externalização de alguns dos seus serviços.

A outra preocupação que se retém pretende aproximar a empresa da oferta de mão de obra qualificada mais abundante e competitiva nos centros urbanos, e das infraestruturas de transporte e de comunicação, que se tornam essenciais para a prestação de serviços especializados.

A deslocalização destas atividades para centros urbanos de menor dimensão afigura-se possível mediante a conjugação de alguns fatores (DELGADO, 1998): 20

  • Acompanhamento da procura, já que muitas das atividades industriais se têm vindo a deslocar para os subúrbios das grandes aglomerações urbanas ou para as regiões periféricas sem tradição industrial;
  • Crescimento das necessidades de serviços, mesmo nas pequenas e médias empresas, decorrentes da maior exigência pública na aplicação da legislação fiscal, laboral e ambiental;
  • Difusão do uso de determinados serviços em consequência da inovação registada no campo da informática e das tecnologias de comunicação e informação;
  • Deslocamento para as regiões periféricas por parte das grandes empresas de serviços de algumas das suas atividades não intensivas em contatos face a face e menos sensíveis às economias de aglomeração, como estratégia de redução dos custos;
  • Aumento da taxa de utilização de serviços por parte das empresas industriais e de serviços.

A sustentação de uma oferta de serviços à produção nos centros urbanos de carácter regional e local, está dependente da procura local, já que se afigura duvidoso que as grandes empresas (nacionais ou estrangeiras) possam preterir os seus próprios departamentos ou os fornecedores de serviços capazes de assegurarem a prestação do serviço ao conjunto da organização numa base uniforme. Esta procura local, para além de ser reduzida, mostra-se pouco diversificada e restrita a serviços de baixo valor acrescentado, o que limita a emergência de uma oferta forte.

Nesta medida, as regiões desprovidas de centros urbanos de grande dimensão e com um tecido empresarial formado por pequenas e médias empresas industriais, não tendem a gerar um volume de procura suficiente para a expansão sustentada de uma oferta local de serviços à produção, o que torna mais débil o quadro de competências locais, prejudicando a sua afirmação econômico num mercado cada vez mais globalizado.

RIBEIRO, J. Cadima; SANTOS, J. Freitas; CARBALLO CRUZ, Francisco. A localização dos serviços. 2009. p. 8 – 9.

  1. Localização Desentupidora no Pacaembu

  2. Localização Desentupidora no Pacaembu de Ralo

  3. Localização Desentupidora no Pacaembu de Pia

  4. Localização Desentupidora no Pacaembu de Vaso Sanitário

  5. Localização Desentupidora no Pacaembu de Canos