Blog

Fique por dentro das últimas novidades.

Hidrojateamento: Como funciona, Tipos e Importância

o que e hidrojateamento

Você sabe o que é hidrojateamento? Não? Então precisa descobrir agora mesmo! Afinal, esse é um serviço que, em algum momento da vida, a maioria das pessoas vão precisar contratar para suas casas ou empresas. 

Mas fique tranquilo! Embora o nome possa parecer um pouco complexo, o processo é mais simples do que você imagina e pode garantir resultados incríveis. 

Por isso continue lendo este artigo para saber o que é hidrojateamento e descobrir se você já está precisando de realizar um no seu imóvel e/ou nas tubulações dele. 

Conheça uma empresa com as melhores máquinas para serviço de Hidrojateamento, contamos com melhor preço, atendimento imediato e orçamento sem compromisso 24 horas.

O que é o hidrojateamento? 

O hidrojateamento consiste em um procedimento no qual um jato de água é aplicado com alta pressão em uma certa superfície ou dentro de tubulações. 

Nesse sentido, a finalidade desse processo é limpar de forma bastante consistente e rápida o local no qual ele é realizado ou desobstruir determinado ponto.

Dentre os variados locais de aplicação do hidrojateamento, temos: fachadas, pisos, redes e galerias de esgoto, tubulações, tanques de combustível, entre outras. 

Como funciona o hidrojateamento?

Como já mencionamos, o hidrojateamento é realizado através de um jato de água sob alta pressão.

Essa, por sua vez, pode variar entre 100 e 1.000 kgf/cm² (quilograma-força por centímetro quadrado) e é a responsável por realizar a limpeza efetiva da superfície ou a desobstrução de algo. 

Isso quer dizer que os níveis da pressão devem ser ajustados conforme a necessidade de limpeza ou desobstrução e, é claro, do tipo de superfície na qual ela será aplicada.

Vale ressaltar que esse processo utiliza apenas água. Ou seja, ele não recorre a substâncias abrasivas e nem poluentes químicos para limpar. É apenas água e pressão! Isso faz do hidrojateamento um método totalmente sustentável e ecológico. 

Qual a importância de fazer um hidrojateamento?

importancia do hidrojateamento  O hidrojateamento pode ser essencial por variadas razões e em diversos momentos. Ele pode ser útil, por exemplo, para realizar a limpeza de locais que não são alcançados facilmente, como a fachada de um prédio alto.

Vale dizer, no entanto, que mesmo locais que não são de difícil acesso, como pisos residenciais, comerciais e industriais, ele é fundamental por proporcionar uma limpeza mais rápida, prática e completamente eficaz. 

Já no caso das tubulações e coifas, ele atua desentupindo-as, sem deixar qualquer tipo de dano, mesmo com sua alta pressão. E isso vale para qualquer outra superfície: o hidrojateamento limpa sem danificar, desde que seja realizado por um profissional especializado, é claro. 

Além do mais, uma outra aplicação extremamente necessária desse procedimento é a limpeza de fossas e redes de esgoto. Afinal, sabemos que quando esses entopem é preciso um método eficaz para solucionar o problema rapidamente.

Mas aqui vai uma boa dica: não espere que ocorra infortúnios no seu imóvel para contratar um serviço de hidrojateamento. Você pode utilizá-lo como um método preventivo e evitar essas situações que nos trazem grandes dores de cabeça.  

Tipos de hidrojateamento

Os tipos de hidrojateamento variam conforme o nível da pressão aplicada ao jato de água. Nesse sentido, eles pode ser subdivido em: baixa pressão, alta pressão, ultrapressão e industrial. Conheça mais cada um deles!

Hidrojateamento de baixa pressão

Esse tipo de hidrojateamento consiste na aplicação do jato de água com uma pressão menor, de até 5.000 psi (libra por polegada). 

Em geral, esse procedimento à baixa pressão é recomendado para a limpeza de canos PVC e outras estruturas mais frágeis como eles. 

Hidrojateamento de alta pressão

O hidrojateamento de alta pressão tem a água pressurizada entre 5.000 e 10.000 psi. Isso significa que é utilizada uma pressão mais intensa do que a anterior. 

Ele é indicado para a realização de limpezas que demandem maiores intensidade, como as caldeiras e os trocadores de calor das indústrias, e para locais difíceis de serem alcançados. 

Além disso, esse tipo de procedimento é comumente acionado para a realização de um hidrojateamento de concreto, justamente por essa ser uma estrutura mais pesada. Um bom exemplo dessa demanda são as fachadas de um prédio.

Hidrojateamento ultrapressão 

Quando esse processo é denominado como “ultrapressão”, significa que há uma demanda de pressurização da água superior a 10.000 psi. Por isso mesmo ele é utilizado para limpezas ainda mais pesadas do que as anteriores.

Além disso, ele deve ser aplicado apenas em materiais mais resistentes, uma vez que sua pressão é extremamente alta e pode danificar os mais frágeis. 

Hidrojateamento industrial

Por fim, o hidrojateamento industrial é uma técnica ainda mais intensa do que as anteriores: a pressurização da água pode chegar a até 40.000 psi. 

Por isso ela é recomendada apenas para setores industriais altamente estruturados, como as plataformas de petróleo, os tanques industriais e os fornos de refinaria. 

Contrate uma empresa especializada em hidrojateamento

empresa hidrojateamento

O resultado de um procedimento de hidrojateamento é aguardado com muita ansiedade por quem o contratou. Afinal, ele consegue feitos incríveis!

Entretanto, para que o resultado realmente saia como o esperado e não danifique nenhuma estrutura, é indispensável que ele seja executado por uma empresa especializada e que domine a técnica.  

Isso porque, embora não exista o manuseio de nenhum produto químico ou abrasivo, caso o jato da água seja desproporcional para um determinado material, pode ocorrer certos tipos de danos.

É exatamente por isso que existem diferentes tipos de hidrojateamento, para que possam ser aplicados nas situações certas e específicas. E somente uma empresa que entende do assunto e que seja especialista na área é que saberá como agir em cada momento. 

Conheça uma empresa com as melhores máquinas para serviço de Hidrojateamento, contamos com melhor preço, atendimento imediato e orçamento sem compromisso 24 horas.

Visite o nosso canal no youtube:

Conclusão

Finalmente você pôde descobrir o que é hidrojateamento e como ele provavelmente fará parte da sua vida em algum momento, não é verdade? 

Entretanto, como já te dissemos, sempre sugerimos que você não espere o pior acontecer para contratar esse serviço. Afinal, uma manutenção preventiva é sempre melhor do que ter que remediar.

E para finalizar, não se esqueça de contratar para esse serviço uma empresa especializada, que resolva o seu problema com eficácia, segurança e agilidade! 

× Como Podemos Ajudar?