Blog

Fique por dentro das últimas novidades.

Falta Saneamento Básico no Brasil

Municípios Brasileiros sem Saneamento Básico

Em muitos municípios do Brasil existe uma enorme deficiência em coleta de esgoto, onde a falta de saneamento básico vem a causar danos à saúde e ao meio ambiente, sendo necessário a utilização de caminhão limpa fossa e desentupidora.

Devido ao déficit de estruturas e atividades na área de saneamento básico que o Brasil vive atualmente, aliado à carência de investimento no setor, interfere diretamente na qualidade de vida da população brasileira, e na preservação do meio ambiente.

Isso impacta diretamente na vida de milhões de brasileiros, pois deve ser de muita importância a coleta e descarte correto de águas pluviais e servidas. Esse tipo de resíduo deveria ser coletado, transportado a uma estação de tratamento.

 

Em muitas regiões do Brasil ainda não existe saneamento básico, isto acaba disseminando várias doenças, além de comprometer a qualidade dos corpos hídricos.

 

Gráfico saneamento básico no Brasil
Gráfico saneamento básico no Brasil

 

Forma mais adequada de resolução dessa deficiência seria a implantação rede coletora de esgoto, nos municípios onde existe essa falta de saneamento básico.

Tendo em vista que a não possui sistema coletivo de esgotamento sanitário, sendo os esgotos destinados à tratamentos individuais, rudimentares, ou até mesmo sendo lançados em corpos receptores sem tratamento algum.

É de extrema importância que a verba pública seja destinada a esse setor para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Para tornar isso possível o ideal é realizar um sistema de coleta onde não existe sistema de rede coletora, assim mudando a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Além do aprimorando a saúde ambiental vivida no Brasil.

Em diversos locais apoio do governo federal é essencial para proceder com o projeto de execução da implantação do sistema de esgotamento sanitário dos municípios mais necessitados.

 

A situação do sistema sanitário em que o Brasil se encontra é de grande precariedade, à semelhança de outros países em desenvolvimento.

Esta situação, caracterizada pelo descaso às atividades do saneamento básico, resulta em diversos problemas sociais, econômicos e ambientais. Enchentes, lixões a céu aberto, contaminação dos mananciais, água sem tratamento e doenças apresentam uma estreita relação. Alguns bairros de São Paulo com atendimento: Local Jardim Brasil, Local na  Saúde, parceiro, desentupidora.

Infográfico Saneamento Básico
Infográfico Saneamento Básico

 

Conclusão:

Por falta de verba e esforços, as condições de saneamento inadequadas, muitas vezes aliada à falta de práticas de educação sanitária e ambiental no País, tem resultado na alta incidência de várias doenças, principalmente de veiculação hídrica, as quais prejudicam o rendimento do trabalho, diminuem a qualidade de vida da população e aumentam consideravelmente a mortalidade infantil, podendo dificultar, ou até mesmo impedir, o progresso social.

 

Nossas Certificações
Logo sabesp
Logo CETESB
Logo premio reclameAqui 2020

Solicite um Orçamento


Chamar pelo Whatsapp
Ligue Agora

Atendemos a qualquer hora, regiões de São Paulo , Grande São Paulo, Interior e Litoral.

Entre em contato agora para resolvermos o seu problema.
× Como Podemos Ajudar?