Blog

Fique por dentro das últimas novidades.

Como limpar caixa de gordura da cozinha? 7 dicas essenciais!

como-limpar-caixa-de-gordura

A caixa de gordura é essencial para manter o bom funcionamento do sistema hidráulico de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, veja como limpar caixa de gordura. Afinal, ela é responsável por evitar entupimentos nas tubulações em principal pia da cozinha, o que poderia causar grandes dores de cabeça.

Por essa razão, é fundamental saber como limpar caixa de gordura para mantê-la em perfeito estado de funcionamento. Assim, você garante a saúde e segurança dos habitantes da residência ou frequentadores do seu negócio.

Contudo, esse processo pode ser um pouco trabalhoso e exige alguns cuidados essenciais. Para te ajudar, preparamos este artigo para você. Acompanhe!

 

Precisa de Ajuda para Desentupir a Caixa de Gordura da sua Residência? Chame a Desentupidora Eminente, prestamos atendimento 24 horas com qualidade e agilidade!

 

Como Limpar Caixa de Gordura da Cozinha?

caixa-de-gordura-como-limpar

Primeiro de tudo, você deve localizar esse recipiente de armazenamento de gordura. Geralmente, elas são instaladas na área externa da casa, principalmente na garagem.

Se não encontrar, converse com o profissional responsável pelo encanamento da sua residência, já que em alguns casos pode estar localizada debaixo do piso.

A partir do momento que você localizou o recipiente, é só seguir o passo a passo de como limpar caixa de gordura:

 

1. Proteja-se Utilizando Máscara e Luvas de Borracha

Antes de começar a seguir nossas dicas de como limpar caixa de gordura, você precisa vestir-se adequadamente para realizar o procedimento.

Use luvas de borracha que cubram que cubram até o cotovelo, botas de borracha e uma máscara de proteção.

Esses equipamentos são essenciais para que você não entre em contato direto com os dejetos da caixa sem proteção adequada.

 

2. Retire os Resíduos com Uma Pá ou Colher de Pedreiro

Ao abrir a caixa, você irá se deparar com blocos de gorduras grudados na parede do equipamento. Para removê-los, conte com a ajuda de uma pá ou colher de pedreiro.

Despeje o conteúdo em sacos de lixos resistentes ou, de preferência, em potes metálicos ou de vidro. Nunca utilize sacolas plásticas, pois são frágeis demais.

Já o descarte deve ser feito em local apropriado em postos de coletas de resíduos sólidos. Assim, você evita multas e não prejudica o ambiente.

 

3. Limpe todo o equipamento

Uma dica importante sobre como limpar caixa de gordura é aproveitar o momento para realizar a limpeza de todo equipamento, incluindo o sifão.

Para isso, use sabão e água em temperatura ambiente e esfregue com auxílio de uma escova.

Além disso, evite soluções de soda cáustica ou bicarbonato de sódio, pois essas substâncias podem deteriorar a tubulação.

Já para os cuidados preventivos, você também pode usar produtos biológicos de bactérias não patogênicas, ou seja, que não causam doenças.

Elas são responsáveis por se alimentar de dejetos, gordura e partículas de alimento e ajudam a diminuir o volume de gordura e o mau cheiro da caixa de gordura e dos ralos.

Por fim, não esqueça de anotar a data da limpeza em um local de fácil acesso para se lembrar de quando deve realizar a próxima higienização.

 

Quando Limpar a Caixa de Gordura?

Agora que já sabe como limpar caixa de gordura, é importante conhecer a frequência ideal para realizar essa tarefa. O tempo varia de acordo com o tipo de local. Confira:

  • a cada seis meses para casas;
  • a cada três meses para apartamentos;
  • mensalmente no caso de bares e restaurantes pequenos;
  • semanalmente em restaurantes maiores e com grande número de clientes.

 

Como Saber se a Caixa de Gordura está Entupida?

Existem alguns sinais que sugerem que a caixa de gordura está entupida. Logo, é necessário realizar uma manutenção urgentemente. Fique atento quanto ao surgimento de:

  • mau cheiro vindo do ralo;
  • diminuição do fluxo de água;
  • vazamento da pia lento;
  • resíduos que voltam da tubulação e saem pela pia;
  • resíduos transbordando da caixa de gordura.

O ideal é saber como limpar caixa de gordura com antecedência e realizar o procedimento de forma preventiva para evitar que a situação chegue a esse nível.

Isso porque a higienização das caixas são muito mais complicadas em casos de entupimento. Geralmente, métodos caseiros para desentupir podem piorar a situação se causar rompimento dos canos ou deslocamento de conexões.

Caso isso ocorra, é possível que haja vazamentos de esgotos que podem passar despercebidos. Porém, com o passar do tempo, se tornará um problema crônico e, em casos graves, é capaz de comprometer a estrutura da casa.

Portanto, se suspeitar que sua caixa de gordura está entupida, o melhor a ser feito é contratar profissionais especializados!

 

Quanto Custa Para Limpar Caixa de Gordura?

Limpar a caixa de gordura tem um custo baixo. Geralmente, o valor é cobrado por metro. Portanto, depende de como é o recipiente da sua residência ou estabelecimento comercial.

Para saber os valores com precisão, entre em contato com a Desentupidora Eminente por telefone ou e-mail!

Nós faremos um orçamento personalizado em 24 horas para você de acordo com as suas necessidades. Além disso, temos os melhores preços do mercado.

 

Contrate Uma Empresa Especializada

dicas-para-limpar-caixa-de-gordura-cozinha

Embora você já saiba como limpar caixa de gordura, você não precisa realizar esse procedimento sozinho. Conte com profissionais especializados para um resultado eficiente e de qualidade.

A Desentupidora Eminente limpa sua caixa de gordura com aparelhos próprios para proporcionar total agilidade, absoluta higiene e segurança.

Além disso, contamos com uma equipe formada por profissionais altamente qualificados e com amplo conhecimento técnico.

Também garantimos o descarte correto de todos os resíduos removidos da caixa de gordura para proteger o meio ambiente!

 

Precisa de Ajuda para Desentupir a Caixa de Gordura da sua Residência? Chame a Desentupidora Eminente, prestamos atendimento 24 horas com qualidade e agilidade!

 

Conclusão

No artigo, você descobriu como limpar caixa de gordura e percebeu que esse procedimento não é tão complicado. Porém, o mais vantajoso é contar com profissionais qualificados para realizar a higienização, ainda mais se suspeitar de entupimento.

E, lembre-se, o ideal é que a limpeza seja feita esporadicamente para evitar problemas com entupimentos nas tubulações.

 

Leia também: Vazamento de água e infiltração? Saiba como descobrir e solucionar!

Nossas Certificações

Solicite um Orçamento


Chamar pelo Whatsapp
Ligue Agora
× Como Podemos Ajudar?