Site icon Desentupidora em São Paulo 24 Horas

Como evitar entupimento de ralos: Confira dicas importantes!

como-evitar-entupimento-de-ralos

Os entupimentos de tubulações domésticas estão entre os problemas mais comuns que podem ocorrer em casas e apartamentos. Por isso, é importante conhecer dicas de como evitar entupimento de ralos.

Afinal, a melhor forma de garantir a saúde, higiene e o bem-estar de todos os moradores é a prevenção.

Para te ajudar, nós criamos este guia de boas práticas que auxiliam na prevenção de entupimento de tubos domésticos. Não perca!

 

Como Evitar Entupimento de Ralos?

Geralmente, os entupimentos são causados pelo acúmulo de sujeira na tubulação ou presença de objetos que obstruem a passagem.

Quando acontece esse impedimento, você pode enfrentar diversos problemas, como danos no sistema de tubulação, cheiro de esgoto no banheiro e no ralo, atrair bichos indesejáveis e até colocar em risco a saúde dos moradores.

Para que você não sofra com essa situação desagradável, é preciso saber como evitar entupimento de ralos.

Além disso, antes de uma tubulação entupir, ela dá indícios que algo está errado. Normalmente, você irá notar a presença de sons que são oriundos de ar dentro do tubo, escoamento lento e odores desagradáveis resultante do acúmulo de resíduos de alimentos presentes na tubulação.

É importante ressaltar que caso as dicas abaixo não causem o efeito esperado, solicite uma visita técnica e contrate uma empresa qualificada para promover a desobstrução.

Isso porque é aconselhável realizar uma busca minuciosa, pois existem casos que o entupimento somente é possível de ser solucionado por meio de equipamento profissional.

Agora, descubra como prevenir entupimentos nos ralos da cozinha, da pia e espaços externos!

 

Como Evitar Entupimento de Ralos da Pia da Cozinha?

Se você quer evitar entupimentos no ralo da pia da cozinha, as principais dicas são: não descartar resíduos de alimentos, nem jogar gordura no ralo da pia.

Além de evitar essas duas situações, recomendamos que raspe bem os pratos e louças antes de depositá-las na pia e sempre utilize filtros protetores no ralo de acesso ao ramal da pia.

A limpeza periódica também é importante! Uma vez por semana, despeje água quente com detergente no ralo da pia.

Já para uma limpeza mais profunda na tubulação, você pode utilizar uma solução feita com uma xícara de bicarbonato de sódio misturada em meia xícara de vinagre.

Despeje a solução no ralo da pia e tampe-o por 30 minutos. Em seguida, despeje água quente. O indicado é realizar ao menos uma vez por mês.

 

Como Evitar Entupimento de Ralos do Banheiro?

No banheiro, nunca descarte objetos no vaso sanitário, como papéis higiênicos, lenços umedecidos, cotonetes, fraldas e algodões.

Por isso, é sempre bom manter uma lixeira para que esses objetos possam ser descartados corretamente.

Também é importante ter cuidado em relação aos ralos do banheiro. Para prevenir entupimentos, mantenha os ralos limpos e livres de cabelos.

Quando for limpar o banheiro, dê preferência para que a higienização seja feita com desinfetantes líquidos e evite usar pedras sanitárias.

No entanto, também não indicamos que os potinhos de areia com a necessidade de seus pets sejam descartados na rede de esgoto.

Junto à água, esses sedimentos formam crostas argilosas ao longo do tubo e diminui, assim, seu diâmetro interno. Com o tempo, pode obstruir totalmente a passagem.

 

Como Evitar Entupimento de Ralos nas Áreas Externas?

Assim como na cozinha e no banheiro, também é necessário tomar alguns cuidados para evitar entupimentos dos ralos localizados nos espaços externos da casa, como varandas, sacadas e churrasqueiras.

Mantenha as grelhas dos ralos externos sempre com rede de proteção para segregar os resíduos sólidos das águas pluviais.

Outra dica útil é varrer o quintal periodicamente para realizar a remoção de pelos de pets e possíveis sedimentos arenosos proveniente de telhados, além de realizar poda de árvores e plantas para evitar que folhas obstruem sua rede de esgoto.

 

Dicas Práticas de Como Evitar Entupimento de Ralos

Além de aprender cuidados específicos de como evitar entupimentos de ralos da cozinha, banheiro e espaços externos. Ainda listamos mais dicas importantes para que você evite essa situação! Vamos lá?

 

Cuidado com os vilões da sua tubulação

Existem certos objetos que são verdadeiros vilões do seu sistema de tubulação, pois são responsáveis por entupir ralos, pias e vasos sanitários.

Na cozinha, é preciso tomar cuidado com a gordura e o óleo, que deve ser descartado em locais apropriados e nunca na pia. Assim, como restos de alimentos precisam ser descartados no lixo.

Já no box do banheiro, cuidado com fios de cabelo e restos de sabonete. O acúmulo dessas massas podem aumentar consideravelmente o risco de entupimento.

 

Instale telas de proteção

No mercado e em casas de construção, você encontra diversos modelos de telas que podem ser posicionadas em cima do ralo que tem como objetivo impedir a passagem de materiais para o seu interior.

Essa é uma ótima medida para evitar entupimentos e garantir o bom estado do ralo e das tubulações da sua casa.

 

Mantenha a Limpeza em Dia

No mínimo, uma vez por semana, sempre verifique seus ralos e retire os materiais sólidos que estiverem por lá.

Além disso, é essencial seguir uma rotina de limpeza, como jogar água quente nos ralos de casa ou a solução de vinagre com bicarbonato de sódio. Essa ação, por mais simples que pareça, ajuda a evitar entupimentos.

 

Faça Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é outra maneira de evitar problemas com obstrução nas tubulações e ralos. Esse serviço é feito por empresas especializadas e te ajudará a evitar maiores intercorrências.

 

Evite Desentupir o Ralo por Conta Própria

Se mesmo realizando todos os procedimentos acima, você ainda se deparar com um entupimento, nós aconselhamos que procure ajuda especializada, como a Desentupidora Eminente.

Quando você tenta solucionar o problema por conta própria, pode agravar a situação e até comprometer a estrutura da residência, em casos mais graves.

Além disso, também aconselhamos que você não tente desentupir com soda cáustica, diabo verde e outras substâncias químicas.

Isso porque, além de representar perigo a sua saúde, essa prática pode ocasionar danos a tubulações de PVC, PECs e Metal. Se isso ocorrer, é necessário realizar a troca das mesmas.

Portanto, o ideal é contratar ajuda profissional para que o problema seja resolvido de forma rápida e eficiente.

 

Precisa de Desentupir os Ralos da sua Residência? Chame a Desentupidora Eminente, prestamos atendimento 24 horas com qualidade e agilidade!

 

Conclusão

Saber como evitar entupimento de ralos é essencial para manter o bom funcionamento das tubulações da sua casa e garantir a saúde e higiene dos moradores. Com algumas medidas simples, você verá que é possível evitar esse tipo de problema.

E então, gostou do artigo? Siga a Desentupidora Eminente nas redes socias, e se quiser contratar nossos Serviços de Desentupimento, entre em contato pelo WhatsApp e agende sua Visita!

Leitores Também se Interessam:

Como Desentupir Esgoto Corretamente

 

 

 

 

 

 

 

 

Como Limpar Caixa de Gordura da Cozinha
Sair da versão mobile